Memórias 2666 Mhz vs 3600 Mhz Com Ryzen 5 5600 G Boost De Performance Cs Go, Stray E Unheaven Bench | Arroba Computadores
Assistência iPhone em Londrina | Arroba

Telefone : (43) 3025-7770

WhatsApp: 4330257770

Horário de Atendimento
9:00hrs as 18:00hrs de segunda à sábado.

Fale Conosco

0
09/06/2023

Memórias 2666 Mhz vs 3600 Mhz Com Ryzen 5 5600 G Boost De Performance Cs Go, Stray E Unheaven Bench

Abaixo a transcrição do vídeo lá no Youtube. Aproveite e cadastre-se no nosso canal!

 


Aqui para ver o vídeo 

 

Transcrição

Fala galera, beleza? Hoje eu vou te mostrar como aumentar o ganho de desempenho da sua máquina só trocando a frequência da memória.

Início dos testes comparativos

Vou mostrar para vocês na prática qual é o ganho de memória trocando de 2666 para 3600 MHz. Ou seja, vamos sair da memória de entrada, que é comum por aí, e vamos ver na prática qual é o ganho real em um Ryzen 5 5600G com memória de 3600. Vamos verificar se essa diferença de valor que você vai investir vai impactar no ganho geral da máquina.

Nós estamos aqui com o Ryzen 5 5600G, uma placa mãe B450N Game 2 Gigabyte, uma fonte Aerocool e um SSD de 480 GB. O foco aqui é saber qual é a frequência de memória que o chipset suporta. Vamos usar um clock um pouquinho mais alto, o XMP, e vamos mostrar o ganho real nesse processador. O Ryzen 5 5600G de fábrica suporta memórias até 3200, mas isso não quer dizer que não consigamos subir um pouquinho mais, dependendo da memória. Conseguimos até 4000 MHz, mas o nosso teste hoje será com memória de 3600.

DDR4 2666: CRUCIAL x DDR4 3600: Kingston Fury Beast

Esse aqui é um módulo de dois no modo comum, da Crucial, 8 GB. Deixa eu abrir aqui para mostrar para vocês. É o módulo comum, grande parte dos nossos clientes compra memória com frequência 266, e muitas vezes eles não sabem o real desempenho que dá só trocar a frequência. Às vezes, o valor é até o mesmo. Vou pegar uma memória com a potência um pouquinho mais alta. Então, essa aqui é a memória Kingston HyperX Fury de 3600 MHz. Sua memória é gamer, com dissipador. Não necessariamente vai funcionar a 3600, depende do teu sistema, da combinação da placa mãe com teu processador. Mas no Ryzen aqui, a gente sabe que funciona. Então, é só ativar o perfil XMP, não precisa fazer nenhuma configuração extra. Ela vai funcionar na potência máxima, e a gente vai ver na prática o ganho real de desempenho.

Ryzen 5 5600G

Vamos seguir para o vídeo ali, para outra bancada, e ver qual vai ser o real desempenho dessa máquina. Então pessoal, a gente está aqui com o Ryzen 5 5600G já com as memórias de 2 meses, duas memórias de 8 GB. O primeiro teste que a gente vai fazer aqui com o Heaven Benchmark, que é um benchmark sintético, e nós vamos ver na prática qual é a diferença dessa memória de 2666 para memória de 3600. Vamos lá.

Heaven Benchmark

Então galera, esse aqui é o Heaven Benchmark, é um benchmark sintético. A gente costuma utilizar ele para fazer medição de FPS mais bruta, né, para saber a média e quanto vai dar de diferença trocando a frequência da memória. A gente tem o contador tanto na parte inferior da tela quanto na parte superior. Dá para ver no vídeo, então na parte inferior ele mostra o tempo da cena, o FPS médio, e lá em 

Vamos ver quanto vai dar de média aí. Vamos aguardar a finalização que tem que fazer. São 26 cenas, tá bom aqui no 5600G. Ele utiliza a Vega, vídeo integrado. E essa Vega aqui, o pessoal não sabe, mas ela é feita para jogar em HD. Só que a gente tá forçando um pouquinho mais, nessa rodada em 900p, no preset baixo, entendeu? O filtro ligado. Então, pra gente comparar bem quanto ele vai ter de desempenho. A gente sabe que ele tá ficando acima dos 60 FPS porque é o que é feito pra Vega. A Vega é feita pra rodar em HD, então não vamos rodar em Full HD aqui porque realmente vai dar uma pontuação muito baixa e não é isso que a gente espera. A gente quer ver a diferença em relação à memória de 3600 megahertz.

Resultados (parte 1)

Então pessoal, esse aqui é o resultado do Heaven Benchmark. Ele deu um resultado médio de FPS de 77.4, score de 1949, FPS mínimo de 9.7, máximo de 135.7, rodando com o preset low em 900p, ou as memórias de 266.

Esse é o teste do CS:GO, ele está rodando aqui em Full HD com preset baixo. E a gente já pode ver que tá dando uma média ali de 130 FPS, 140 FPS, dependendo da cena, né? Então esse é o mapa Dust, que é um dos mais jogados aí pela galera. E vamos ver qual que é o desempenho agora rodando em 266.

...

E esse é o jogo "Estreia", o famoso jogo do gato. Saiu um tempinho atrás, bem famoso. Então, assim, ele roda também. Estamos rodando aqui um preset com resolução em Full HD, preset baixo, escala de resolução em 100%, sharpening ligado, qualidade baixa, nitidez no alto. E vamos ver como que se sai esse jogo aqui. É um jogo de aventura e exploração. Dá pra gente ver já que ele tá rodando uma média aqui de 35 FPS. É um jogo que tem um certo peso. Ele já é DirectX 12 aqui. É um jogo que ele é feito, sim. Porém, a Vega consegue dar um fôlego nele, tá bom? Vamos ver qual que vai ser o impacto aqui da memória 266 ou uma Vega rodando no jogo do Gato. Querendo ou não, é um jogo pesado....

E agora nós vamos trocar as memórias e vamos refazer a comparação para vocês.

...

Resultados (parte 2)

Então galera, aqui a gente trocou as memórias. Memórias de 3600. Porém, não é simplesmente trocar a memória, a gente tem que entrar na BIOS. Essa aqui é a BIOS Gigabyte da B450M Gaming Plus. Frequência 7. E vamos aqui no perfil XMP, que é um perfil de overclock de fábrica da memória. Algumas memórias, no caso da Crucial, isso é o modelo da Crucial, elas vêm nativas em 3200, que não tem necessidade. Ela vai sempre trabalhar em 3200, independente da configuração. Ela não tem perfil XMP. Nesse caso aqui, essas memórias aqui estão fundo e elas trazem dois perfis XMP. Então, traz de 3600 e traz um perfil mais baixo, caso não seja compatível com o teu processador. Mas nesse caso aqui, nós vamos usar o perfil de 3600. Ela tem 117, a gente sai salvando a BIOS e vamos ver o resultado. Vamos ver se ela vai estabilizar em 3600.

Então galera, aqui só pra mostrar pra vocês que a velocidade da memória está realmente em 3600. Está rodando aqui com 16 GB, 3600. E vamos ver nos mesmos programas, nos mesmos jogos, qual vai ser o real desempenho. Vamos lá.

Então pessoal, aqui tá rodando o Heaven Benchmark, rodando o mesmo procedimento em 900p, 1600 por 900, preset low. São só as 26 cenas. Então vamos aguardar finalizar o teste. Porém, já é possível perceber aqui que o FPS tá ficando na casa dos 80, 85. E antes do teste do interior, tava bem mais baixo, tava na casa dos 70. Vamos esperar e guardar o resultado total pra gente ver qual que é o real ganho que a gente vai ter nesse teste aqui.

Resultados (parte 3)

Então galera, esse resultado do Heaven Benchmark com as memórias de 3600. Olha o ganho que a gente teve. A gente saiu de 75 FPS de média e foi para 97.6. É um ganho espetacular só trocando a frequência de memória, hein? Vamos para o próximo jogo.

Então galera, esse é o teste no CS:GO com as memórias de 3600. E dá pra ver ali já, elite do grande FPS. Estavam antes 266 de 120, agora tá na média de 150 FPS. A gente não baixou o preset, não mudou a resolução, continua Full HD. E o CS tá ali na média de 160, 170, dependendo da cena. Isso galera, dá pra ver que o desempenho da CPU é excelente, mas o nosso jogador nem tanto. Mas vamos lá, tá morto certinho.

Então galera, esse aqui é o jogo do gato. A gente tá rodando aqui com as memórias de 3600. Dá pra ver o ganho real também, tá rodando ali com a média de 40, 42 FPS. Então antes a gente estava rodando perto da casa dos 30, baixando um pouquinho pra 29, 28. Então dá pra ver que tá mais estabilizado. Como é um jogo de exploração e aventura, não tem necessidade de um FPS muito alto. Mas ele tá rodando de boa com essa escala de resolução aí, 100%. E dá pra ver o ganho real da memória 3600, ajuda muito nesse caso.

A Vega é uma placa integrada, ela se beneficia muito de frequência de memória alta. Então nesse caso vai fazer muita diferença sim, e vai fazer você poupar aquela graninha que você não tem no final do mês pra poder comprar uma placa de vídeo um pouquinho melhor. A memória, pra gente ver aí o ganho real do equipamento. Vamos para o próximo jogo, era o último. Então tem que cortar essa parte.

Conclusão

Então galera, esse foi o teste desse Radeon 5600G com memória de frequência em 3600 contra 266. A gente pode ver ali que teve um ganho de 33% em média em todos os aplicativos e jogos que a gente rodou. Então vale a pena sim utilizar memória com frequência mais alta. Isso porque o ganho é real. Então você que às vezes tá apertado aí rodando na casa de 30 FPS, 29, 28, pra estabilizar na casa de 30 ou mais, prefira sempre memória com frequência mais alta, 3200 pra cima, 3600 é recomendado. Então nesse ponto aí você pode travar 30, tem um fôlego ainda na placa de vídeo. E fora que a memória com frequência mais alta, ela dá um desempenho geral no teu sistema. Vai rodar melhor a máquina, de uma maneira mais bacana, com uma folga. Vai dar um... Como é que eu vou falar? Pô, cara, evitar de comprar uma placa de vídeo.

E vai te gerar economia que você não precisa gastar agora com placa de vídeo. Ou seja, prefira investir agora numa frequência mais alta de memória. Vai ter um custo relativamente baixo, isso não apaga a necessidade de uma placa de vídeo. E isso vai te dar uma sobrevida bacana.