29/09/2023

Guia completo para escolher o melhor monitor: tamanho, resolução e mais

Características de monitores

Formato da tela

O formato da tela é a relação entre a largura e a altura da tela. Os formatos de tela mais comuns são 16:9, 21:9 e 32:9.

16:9: Este é o formato de tela mais comum, e é o que é usado na maioria dos monitores de computador. 21:9: Este formato de tela é mais largo do que o formato de tela 16:9, o que oferece uma visão mais ampla. É comumente usado em monitores de jogos e entretenimento. 32:9: Este formato de tela é ainda mais largo do que o formato de tela 21:9, o que oferece uma visão ultralarga. É comumente usado em monitores de jogos de corrida e esportes.

Tamanho da tela

O tamanho da tela é medido diagonalmente. Os tamanhos de tela mais comuns são 24, 27, 32 e 42 polegadas.

Proporção da tela

A proporção da tela é a relação entre a largura e a altura da tela. Os formatos de tela mais comuns são 16:9, 21:9 e 32:9.

16:9: Este é o formato de tela mais comum, e é o que é usado na maioria dos monitores de computador. 21:9: Este formato de tela é mais largo do que o formato de tela 16:9, o que oferece uma visão mais ampla. É comumente usado em monitores de jogos e entretenimento. 32:9: Este formato de tela é ainda mais largo do que o formato de tela 21:9, o que oferece uma visão ultralarga. É comumente usado em monitores de jogos de corrida e esportes.

Tipo de painel

O tipo de painel é um dos fatores mais importantes a considerar ao escolher um monitor. Os principais tipos de painéis são:

  • IPS: Oferece uma boa reprodução de cores e ângulos de visão amplos.
  • VA: Oferece um contraste mais alto que os painéis IPS.
  • TN: Oferece tempos de resposta mais rápidos que os painéis IPS e VA.

Brilho

O brilho é medido em candelas por metro quadrado (cd/m²). O brilho típico é o brilho médio da tela, enquanto o brilho mínimo é o brilho mais baixo da tela.

Brilho típico: O brilho típico é o brilho médio da tela. Um brilho típico de 250 a 300 cd/m² é adequado para uso geral. Brilho mínimo: O brilho mínimo é o brilho mais baixo da tela. Um brilho mínimo de 200 cd/m² é adequado para uso em ambientes com pouca luz.

Taxa de contraste

A taxa de contraste é a relação entre o brilho mais claro e o brilho mais escuro que uma tela pode exibir.

Taxa de contraste estática: A taxa de contraste estática é a taxa de contraste que uma tela pode exibir em uma única imagem. Uma taxa de contraste estática de 1.000:1 é considerada boa. Taxa de contraste dinâmica: A taxa de contraste dinâmica é a taxa de contraste que uma tela pode exibir ao variar o brilho de acordo com o conteúdo da tela. Uma taxa de contraste dinâmica de 10.000:1 ou superior é considerada excelente.

HDR

HDR é uma tecnologia que permite que telas exibam um contraste mais alto e uma gama de cores mais ampla do que telas tradicionais.

HDR10: HDR10 é o padrão de HDR mais comum. Dolby Vision: Dolby Vision é outro padrão de HDR popular.

Resolução

A resolução é o número de pixels na tela. Quanto maior a resolução, mais nítidas serão as imagens.

1920 x 1080 (Full HD): Esta é a resolução mais comum para monitores de computador. É adequada para uso geral, jogos e entretenimento. 2560 x 1440 (Quad HD): Esta resolução oferece uma qualidade de imagem superior à resolução Full HD. É adequada para jogos, edição de vídeo e design gráfico. 3840 x 2160 (Ultra HD): Esta resolução oferece uma qualidade de imagem superior à resolução Quad HD. É adequada para jogos, edição de vídeo e design gráfico de alta qualidade.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é o tempo que leva para um pixel mudar de cor. Quanto menor o tempo de resposta, mais responsiva será a imagem.

1 ms: Este é um tempo de resposta muito baixo, e é ideal para jogos competitivos. 5 ms: Este é um tempo de resposta bom, e é adequado para jogos e uso geral. 10 ms: Este é um tempo de resposta aceitável, mas pode causar borrões em imagens de movimento rápido.

Ângulo de visão

O ângulo de visão é o ângulo a partir do qual a imagem ainda é visível.

Ângulo de visão horizontal: O ângulo de visão horizontal é o ângulo a partir do qual a imagem ainda é visível na horizontal. Um ângulo de visão horizontal de 178 graus é considerado bom. Ângulo de visão vertical: O ângulo de visão vertical é o ângulo a partir do qual a imagem ainda é visível na vertical. Um ângulo de visão vertical de 178 graus é considerado bom.

Suporte de cores

O suporte de cores é o número de cores que uma tela pode exibir.

8 bits: Este é o suporte de cores mais comum, e é adequado para uso geral. 10 bits: Este suporte de cores oferece uma gama de cores mais ampla do que o suporte de cores de 8 bits. É adequada para jogos, edição de vídeo e design gráfico de alta qualidade. 12 bits: Este suporte de cores oferece uma gama de cores ainda mais ampla do que o suporte de cores de 10 bits. É adequada para jogos, edição de vídeo e design gráfico de alta qualidade.

Cobertura sRGB

A cobertura sRGB é a porcentagem do espaço de cores sRGB que uma tela pode exibir. O espaço de cores sRGB é o espaço de cores mais comumente usado para jogos e mídias digitais.

100%: Este é o valor ideal para cobertura sRGB 95% ou mais: Este é um bom valor para cobertura sRGB. 90% ou menos: Este é um valor aceitável para cobertura sRGB, mas pode resultar em imagens menos vibrantes.

Taxa de atualização

A taxa de atualização é o número de vezes que a tela é atualizada por segundo. Quanto maior a taxa de atualização, mais fluida será a imagem.

60 Hz: Esta é a taxa de atualização mais comum para monitores de computador. É adequada para uso geral e jogos casuais. 120 Hz: Esta taxa de atualização oferece uma imagem mais fluida do que a taxa de atualização de 60 Hz. É adequada para jogos competitivos e entretenimento. 144 Hz: Esta taxa de atualização oferece uma imagem ainda mais fluida do que a taxa de atualização de 120 Hz. É ideal para jogos competitivos. 240 Hz: Esta taxa de atualização oferece a imagem mais fluida possível. É ideal para jogos competitivos de alta velocidade.

Recursos adicionais

Os monitores gamers geralmente oferecem uma variedade de recursos adicionais que podem melhorar a experiência de jogo. Alguns desses recursos incluem:

  • G-Sync e FreeSync: Essas tecnologias ajudam a eliminar o tearing, que é uma distorção na imagem que pode ocorrer quando a taxa de atualização do monitor não está sincronizada com a taxa de quadros do jogo.
  • Modos de jogo: Esses modos ajustam as configurações do monitor para otimizar o desempenho para diferentes tipos de jogos.
  • Controles de ergonomia: Esses controles permitem que você ajuste a altura, inclinação e rotação do monitor para obter o melhor ângulo de visão.

Conclusão

Ao escolher um monitor, é importante considerar uma variedade de fatores, incluindo tamanho, formato, resolução, taxa de atualização e tempo de resposta. Também é importante considerar os recursos adicionais que o monitor oferece, como G-Sync e FreeSync.

 

Fontes de consulta: ACER, AOC, LG, PC TOP e SAMSUNG